Glúten
A INADEQUAÇÃO PARA ALUNOS CELÍACOS E INTOLERANTES À
LACTOSE
Frederico Divino Dias1
RESUMO
O presente trabalho analisou os cardápios de merenda escolar de quatro escolas de Belo Horizonte e Lagoa Santa, apontando os alimentos inadequados para alunos portadores de doença celíaca e intolerantes à lactose. Através destas análises e de referencial teórico, concluiu-se que a alimentação inadequada, nesse caso, afeta o desenvolvimento cognitivo e as relações interpessoais dos portadores das doenças.
PALAVAS-CHAVE
Celíacos, lactose, crianças, merenda, desenvolvimento cognitivo.
ABSTRACT
This study examined the school lunch menus from four schools of Belo
Horizonte and Lagoa Santa, pointing to inadequate food for students with celiac disease and lactose intolerant. Through these theoretical analysis and concluded that poor diet in this case affects cognitive development and interpersonal relationships of people with the disease.
KEY WORDS
Celiac, lactose, children, feeding, cognitive development.
1 Especialista em Gastronomia (SENAC MG) e graduado em Gastronomia (ESTÁCIO BH). E-mail: fredivino@yahoo.com.br 2
1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade o homem sempre baseou sua alimentação em carnes e peixes para manter sua formação estrutural e força.
Com o passar do tempo, foi-se descobrindo outros alimentos para complementar a alimentação humana, como: frutos, grãos, vegetais, entre outros. Sempre, em toda a história da humanidade, o homem buscou nutrir-se das mais variadas formas e com os diversos tipos de alimentos.
Com o passar dos séculos, foram surgindo várias áreas de estudo, áreas de conhecimento, que levaram o homem a refletir sobre tudo o que o cercava, o influenciava e que acontecia com ele. Uma dessas áreas de conhecimento é a nutrição que é nossa aliada na busca por uma vida saudável. A partir deste momento, começamos a nos preocupar com o que comemos e suas conseqüências em nosso organismo. O