gastronomia molecular
- Criada pelo físico húngaro Nicholas Kurti e o químico francêns, Hervé This (1988), é uma disciplina científica que estuda os fenômenos fisico-químicos que ocorrem durante o ato de cozinhar - Transformação dos métodos de cocção,do ponto de vista científico, garantindo melhor: qualidade nutricional, sabor e novas texturas para os alimentos
GASTRONOMIA MOLECULAR
• É uma área de estudo interdisciplinar que envolve a física, a química, a biologia, a bioquímica, a fisiologia, a psicologia e a sociologia. • Tendência culinária que utiliza novas ferramentas e equipamentos, ingredientes, possibilita a criação de novos métodos, técnicas, aperfeiçoamento (inovação receitas tradicionais, com novas sensações e texturas).
GASTRONOMIA MOLECULAR
• Os cozinheiros moleculares têm ao seu alcance produtos que antes eram utilizados somente na indústria e agora já fazem parte do dia a dia das cozinha de restaurantes e domésticas: hidrocolóides, enzimas, algas desidratada, gelatinas, o uso de azoto líquido,novos equipamentos de cozinha (banhos termostatizados, máquinas de vácuo ou destilação).
Estes equipamentos e ingredientes permitem alterar texturas e introduzir características inovadoras nos pratos. GASTRONOMIA MOLECULAR
• Além de sua aparência, o equilíbrio nutricional de um prato também é muito importante. A utilização de vegetais e frutos da época, assim como alimentos de grande qualidade e frescor entram nas cartas primeiro, sendo os molhos pesados substituídos por espumas e espessantes mais light e de origem vegetal : metilcelulose, xantana, alginato, lecitina, agar, entre outros.
GASTRONOMIA MOLECULAR
• A cozinha molecular é muito equilibrada, com menos gordura, mais limpa e com maior delicadeza, onde existe uma procura constante da obtenção dos sabores mais harmoniosos e originais.
• Nesta cozinha utiliza-se de princípios dos hidrocolóides para se obter um produto final diferenciado e