gastronomia jamaica
Conhecer a Jamaica também significa se entregar à culinária local, que oferece um tempero diferenciado e muito popular. Assim como a frase “Um povo único saído de muitos”, que explica a origem do povo jamaicano, a culinária também mistura os sabores e técnicas de muitos países.
A base da cozinha jamaicana é a pimenta, ou “allspice”, nativa do país. A maioria dos pratos é apimentado e com fortes temperos. O condimento é utilizado na maioria dos alimentos, inclusive na preparação do “jerk”, um prato onde a carne de porco, frango ou peixe é temperada com uma mistura de ingredientes e depois cozido em fogão de lenha, alimentado com madeira de pimenta.
Assim a carne cozinha lentamente e também adquire o sabor da madeira. No país também são encontrados restaurantes típicos de todo o mundo, além de uma enorme variedade de pratos que tem como base os frutos do mar. A fruta nacional, o ackee, só pode ser comida depois de aberta naturalmente. Antes disso é venenosa. Os jamaicanos comem ackee em todas as refeições, misturado com bacalhau ou carne.
Vvvvvvvv
A cozinha jamaicana é uma fusão de muitas tradições étnicas com influências indígenas, espanholas, africanas, chinesas e inglesas, dentre outras. A combinação destes ingredientes culturais com os alimentos que são cultivados na ilha caribenha resulta em uma culinária interessante para ser explorada. O prato mais importante e comum é o arroz com feijão (ou ervilhas) cozido em leite de coco. Os mercados jamaicanos são cheios de manga de diversos tipos, lima, limão, banana, abacate, fruta-pão, graviola, ackee (fruta típica do país), berinjela, pimentão, pimentas diversas, tomate, batata doce e batata inglesa, cará, vegetais diversos, abacaxi, coco, tamarindo, gengibre, peixe fresco, caranguejo, moluscos, carne de galinha, de cabra e de porco... enfim, um lugar excelente para conhecer as especialidades locais e entender esta exótica culinária.
A comida jamaicana é normalmente muito apimentada. Um