Gastronomia da jamaica
• A gastronomia jamaicana é uma mistura da cozinha africana e inglesa predominando o sabor intenso da variedade de temperos utilizados na culinária. A base da cozinha jamaicana é muito saudável com uso de peixes, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias. A base da cozinha jamaicana é a pimenta, ou “allspice”, nativa do país. A maioria dos pratos é apimentado e com fortes temperos. O condimento é utilizado na maioria dos alimentos, inclusive na preparação do “jerk”, um prato onde a carne de porco, frango ou peixe é temperada com uma mistura de ingredientes e depois cozido em fogão de lenha, alimentado com madeira de pimenta.
• Assim a carne cozinha lentamente e também adquire o sabor da madeira. No país também são encontrados restaurantes típicos de todo o mundo, além de uma enorme variedade de pratos que tem como base os frutos do mar. A fruta nacional, o ackee, só pode ser comida depois de aberta naturalmente. Antes disso é venenosa. Os jamaicanos comem ackee em todas as refeições, misturado com bacalhau ou carne.
• Pratos típicos: Porco com pimenta Jamaica, chutney de mamão verde (pedaços de mamão verde marinado em suco de tamarindo, vinagre e pimentão), coelho ao rum, tortilha Jamaicana (feita à base de ovos, acelga, cenoura, aipo, batatas e tomates), sumario (prato preparado com diferentes tipos de peixes e legumes cozidos com leite de coco, pimentão e especiarias). Como acompanhamento dos pratos, serve-se o bammy, pão redondo feito com mandioca. O que mais caracteriza a cozinha jamaicana é a grande variedade de especiarias, como o gengibre e o caril.
• As bebidas típicas da ilha têm um sabor intenso, como o rum jamaicano e o licor de café, além de sucos de frutas. Outro rum muito famoso é o Appleton, uma das melhores marcas de rum envelhecido.
• Conhecer a Jamaica também significa se entregar à culinária local, que oferece um tempero diferenciado e muito popular. Assim como a