garrafa térmica
Entendendo a garrafa térmica
Garrafa térmica ou vaso de Dewar é um aparelho com o objetivo de conservar a temperatura do seu conteúdo, no maior intervalo de tempo possível. Logo, para entender como funciona a garrafa térmica, devemos saber que as paredes dessa garrafa não devem permitir a passagem de calor através delas.A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mal condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.
Ilustração da Garrafa Térmica.
Ou de um forma mais resumida:
Como funciona a garrafa térmica?
O intuito da garrafa térmica é manter o conteúdo da garrafa aquecido durante o máximo de tempo possível, ou seja, não queremos que o conteúdo da garrafa perca calor. Primeiramente, o calor pode ser transmitido por três diferentes modos: condução, convecção e radiação. Então a garrafa térmica precisa “barrar” a transmissão de calor por estas três formas.
Como funciona a garrafa térmica? - Pré Vestibular Campinas - Ensino Médio Campinas - OFICINA DO ESTUDANTE A transmissão por convecção é aquela em