circulos e Cilindros
Conceito
Consideremos um círculo de centro O e raio r num plano , e um segmento de reta , cuja reta suporte intercepta em Q. Temos segmentos de reta paralelos e congruentes a , cada um deles com uma das extremidades num ponto do círculo e a outra extremidade num mesmo semi-espaço dos determinados por ele. A reunião de todos esses segmentos é um sólido chamado cilindro.
Elementos
Considerando o cilindro representado abaixo.
a) os círculos de centros O e O’ e o raio r situados em planos paralelos são as bases do cilindro;
b) os segmentos paralelos a OO com as extremidades em pontos das circunferências das bases são as geratrizes (g);
c) a reta OO «é o eixo do cilindro;
d) a distância entre os planos das bases é a altura (h) do cilindro.
Propriedades
Toda seção transversal de um cilindro circular é um círculo congruente às bases.
Seção meridiana de um cilindro circular
Seção meridiana é a região determinada pela intersecção do cilindro com um plano que contém o eixo (centro da base).
No cilindro acima mostra o cilindro com sua seção meridiana na cor vermelha e o ultimo desenho mostra o cilindro cortado ao meio com a seção meridiana na cor vermelha. As seções transversais de cilindro são paralelogramos, retângulos ou quadrados. No caso do cilindro eqüilátero a seção meridiana é um quadrado. No cilindro circular reto é um retângulo e no cilindro obliquo é um paralelogramo.
Numero PI
"PI" é um número irracional, que não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais. O valor aproximado é 3,1416.
Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.
Por definição, "Pi" é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. "PI" será sempre o mesmo valor não importando o tamanho do círculo.
Matematicamente, escrevemos o número "PI" () como: comprimento da circunferência /