FORMAS GEOMETRICAS NO CIRCO
Ao longo do tempo, o circo sempre mexeu com o imaginário das pessoas, principalmente com o das crianças, mas poucos conhecem sua verdadeira origem, e como ele foi introduzido no Brasil.
Neste trabalho, vamos abordar a história do circo e a influência da geometria na construção da caracterização do cenário, da estrutura e construção do lúdico, que encanta crianças e adultos.
A arte circense teve inicio na civilização antiga, mas foi durante o Império Romano que foi se construindo e caracterizando o circo. Nesse momento da história, as grandes atrações do circo eram: corridas de carruagem, lutas de gladiadores, apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades pouco comuns.
Com o inicio da era Medieval, surgiram as Famílias de Saltimbancos, eram grupos que faziam seus números cômicos de malabarismo, dança, teatro, de mágica, etc., em feiras, praças públicas e igrejas. Iam de uma cidade a outra com suas apresentações.
Fonte: http://filhasdovento.wordpress.com/2013/04/27/respeitavel-publico-com-voces-o-circo/
Fonte: http://cordabambacircoescola.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html
Mas o circo surgiu mesmo foi na Inglaterra do século XVIII. Nesse momento, já era um circo moderno, com picadeiro circular, palhaços, malabaristas, mágicos, ou seja, com atrações que compõem o espetáculo circense até os dias de hoje.
O circo chegou ao Brasil com as famílias e companhias vindas da Europa, no século XIX.
No Brasil o circo foi muito ligado aos ciganos, onde suas habilidades eram domadores de animais selvagens, ilusionismo entre outros.
As apresentações eram organizadas de acordo com o público. Eles iam de cidade em cidade, e se adaptavam de acordo com o local e pessoas.
Nesse momento é difícil de encontrar nas grandes cidades o circo tradicional; nos dias de hoje, ele está mais adaptado, foi adicionada às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro.
Em algumas