ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: IMPLICAÇÕES ÉTICAS DA ABORDAGEM DE CONFLITOS DE NATUREZA RELIGIOSA EM SALA DE AULA.
859 palavras
4 páginas
ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: IMPLICAÇÕES ÉTICAS DAABORDAGEM DE CONFLITOS DE NATUREZA RELIGIOSA EM SALA
DE AULA.
A escola é o espaço formal de educação por natureza. É o espaço que muitos conhecem desde a mais tenra infância e que alguns, infelizmente um número cada vez mais reduzido, escolhem para se desenvolver pelo trabalho docente e assim se realizar profissionalmente. Ali deve ser o espaço formal de um ensino orientado por fortes princípios éticos como: a igualdade de condições; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de idéias, dentre outros.
Muitos são os autores que defendem que a Evolução Biológica (EB) é um conceito fundamental para todas as Ciências Biológicas. Entretanto, de acordo com Futuyma (2002), apesar da centralidade da biologia evolutiva em relação às demais ciências da vida, ela ainda não representa, nos currículos educacionais, uma prioridade à altura de sua relevância intelectual e de seu potencial para contribuir para com as necessidades da sociedade. As perspectivas históricas giram em torno da história da Biologia.
É também preocupante a dificuldade que professores possuem de identificar suas próprias limitações.
A ética está presente nos documentos oficiais que regem a educação brasileira em praticamente todas as instâncias. Entretanto, não se pode conceber essa educação como a transmissão de valores e comportamento morais, mas como “a introdução dos educandos no mundo conflitante das concepções morais, objetivando consensos mínimos que sirvam de base para o seu agir moral”.
Freire (1999) adverte que, se há respeito à natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando, pois educar é substantivamente formar. E se pensar certo, como salientou Paulo Freire, exige que se faça certo, então não se concebe que um educador preocupado com a formação moral e ética de seus alunos não aja moral e eticamente com os mesmos, com o conteúdo