Transgênicos
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM ALIMENTOS
DEBORA CRISTIANE DE ANDRADE, GILBERTO ANTONIO HILLMAN
PROFESSORES (AS): DALVA MACHADO E DAIANE CASAGRANDE ARTIGAS.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
XANXERÊ, SC
2014
INTRODUÇÂO
Neste trabalho analisamos alguns debates em torno de produtos transgênicos. Buscamos informações sobre os riscos de se consumir e usar produtos e ingredientes transgênicos. Por sua vez, buscamos também informações sobre Países que produzem e consumem estes produtos transgênicos.
CONCEITO
são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismos genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo) O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos. ( EMBRAPA, 2001).
Muitas plantas são cultivadas e analisadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), porém a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada. Muitos transgênicos ainda não são autorizados para serem comercializados em decorrência da polêmica gerada pelo impacto ambiental e reações alérgicas já observadas em algumas pessoas.
Estes são alguns tópicos que serão apontados neste trabalho.
Transgênicos
Os Contras dos Transgênicos:
O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.
Há um considerável aumento do número de casos de pessoas alérgicas a determinados alimentos em virtude das novas proteínas que são produzidas pela alteração genética dos alimentos.
Além dos riscos à saúde, também há os riscos ambientais como o aumento considerável de resíduos de pesticidas, pois alguns dos produtos