Faculdade
Modernismo e Vanguarda
O modernismo se diferencia de várias outras tradições por trazer uma proposta inovadora. De acordo com Octavio Paz, é uma interrupção da continuidade. Os autores que fazem parte dessa ruptura são Blake e Baudelaire. No século XX, ocorreu a “tradição de ruptura” onde deu inicio ao culto exagerado do “eu” que provocou uma ruptura entre o mundo e o homem. O segmento inovador vanguardista tem como base as “correntes iluministas” que era contra tudo o que era tradicional.
Movimentos Vanguardistas
Os ismos começaram a surgir no século XX onde deu início aos movimentos Vanguardistas. “Avant- Guarde” é um termo Frances, que significa a ruptura dos velhos valores estéticos pelos novos. O ativista político Marinetti foi criador de um dos movimentos vanguardistas mais importantes que foi o futurismo em 1909. Este movimento se manifestou em outros tipos de arte como: Pintura, Arquitetura, Musica, entre outros. O dadaísmo surgiu em 1916 ( ano em que o Futurismo estava em decadência). Este movimento tinha como principal característica, buscar os instintos primários dos homens sem deixar o “bom-gosto” e a hamonia das informações de lado. Em relação aos aspectos literários, os poemas eram escritos ocasionalmente. Logo depois com base nesse movimento, Berton cria o Surrealismo Inspirado nas teorias Freudianas, o movimento teve como principal característica a liberdade artística, onde os sentimentos eram mostrados de dentro para fora. Assim como os outros movimentos, o seu declínio ocorreu em 1949.
O modernismo em Portugal No ano de 1915, a política e a economia estavam passando por momentos sórdidos. Este fato influenciou o movimento Orpheu, que teve duas gerações, a segunda foi criada em 1950. O seu maior representante foi Fernando Pessoa Criador de algumas correntes estéticas: Neopaganismo, Paulilismo, Sensacionismo e Interacionismo. Foram encontrados no simbolismo, características de uma quebra na tradição