Garrafa térmica
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
Curso Superior de Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e de Soldagem
GARRAFA TÉRMICA
Salvador
2013.1
GARRAFA TÉRMICA
Dados e cálculos de custos e dimensionamento de uma garrafa térmica. No 1º semestre do ano letivo de 2013, Modulo Complementar II, entregue à Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.
Salvador
2013.1
Sumário
Anexo C 11
1 A Garrafa
A garrafa é composta por materiais encontrados comumente em lojas de materiais de construção. São eles: o PVC Rígido, a Espuma de Polietileno expandido e a cola quente. A Figura 1 mostra os componentes usados e os tamanhos reais prontos para a montagem. A Espuma de Polietileno expandido é composta pelo próprio material como base, adicionada a uma camada fina de alumínio para reduzir a transferência de calor por radiação, e seu uso é comum em telhados de casas construídas em regiões frias. O PVC Rígido é utilizado na construção civil, moldado em tubo, Cap (semelhante a flange sego, utilizado para tamponar um lado qualquer de um tubo) e outras geometrias. A cola quente é de uso geral, em componentes que resistam a sua temperatura de aplicação.
Figura . Componentes da garrafa térmica antes da montagem.
1.1 Componentes da Garrafa
A garrafa é composta por componentes comprados prontos e outros necessitando de ajustes após a compra, como: corte na medida, ajuste de vedação, colagem. A Tabela 1 dá valores e quantidades dos componentes comprados na loja e os valores utilizados para uma unidade da garrafa. Além da tabela 1, no Anexo A estão o esboço dos cálculos necessários para obter os determinados valores expostos nessa tabela de custos.
Tabela . Tabela de valores de materiais e custos agregados.
Componentes
Quantidade de venda em varejo
Valor de varejo (reais)
Quantidade para uma