atps
SUPERVISIONADAS
Trabalho de
Eletrônica I
Prof. Chim
Enga. Elétrica Noturno
5ª Série - Noturno
1° PASSO
TEORIA DOS DIODOS
1. Característica
O Diodo é um dispositivo eletrônico não linear, isto é, a corrente e a tensão quando por ele passam, sofrem alterações. O diodo é constituído de duas partes agrupadas lado a lado e dopadas diferentemente, uma positivamente outra negativamente. A figura a seguir mostra seu símbolo e sua forma construtiva.
Seu símbolo se assemelha a uma seta e que nos indica a direção da corrente convencional quando atravessa o corpo do diodo (a real será o inverso). O lado P, positivo é o anodo e o lado N é o catodo.
2. Curva do Diodo
Um dos principais tipos de diodo é o retificador. Sua aplicação em fontes de alimentação, ou seja, circuitos que convertem a tensão alternada para tensão continua são as mais usuais.
O funcionamento é devido a característica do diodo que permite a passagem da corrente em apenas uma direção. O diodo pode ser polarizado direta ou reversamente. Quando polarizado diretamente, o pólo positivo do diodo é ligado ao pólo positivo da fonte e permite a passagem de corrente. Quando polarizado reversamente a o bloqueio da passagem de a corrente de um lado para o outro. Dependendo do material construtivo teremos características diferenciadas em relação aos valores de passagem. Observemos a figura a seguir:
Nela estão expressas as principais características do diodo, Tensão reversa de ruptura, tensão de joelho, etc.
Quando o diodo é polarizado reversamente ele suportará uma corrente negativa até o ponto de ruptura, quando isto acontece o diodo pode abrir e deixar de funcionar. Cada componente tem suas características próprias e é necessário ler o catálogo do componente para saber seus valores e limites.
Alguns dados devem ser levados em conta no projeto de um circuito eletrônico com diodos, tais como, máxima corrente CC direta, resistência de corpo, etc.,