Imprimir Trab Fis
Neste trabalho falaremos sobre uma das melhores invenções feita pelo o homem para uso doméstico e indústrial, a “garrafa térmica”. Muito usada em nosso cotidiano para conservar a temperatura de liquidos, seja ele quente ou frio por um longo tempo. Na sua parte interna ela é contituida por uma garrafa de vidro com paredes duplas e nesse vão o ar é muito rarefeito, podendo se considerar quase um vácuo. Na parte interna e externa da garrafa é espelhada para refletir os raios infravermelhos, o que faz a temperatura no interior da garrafa se manter constante. A tampa é feita de um material isolante, evitando a troca de calor.
Historia da garrafa térmica
Garrafa térmica é o nome mais popular para o vaso de Dewar, que é um recipiente utilizado para gerar um isolamento térmico quase perfeito e, dessa forma, conservar a temperatura do conteúdo em seu interior por bastante tempo, evitando trocas de calor com o meio externo.
A primeira garrafa térmica foi construída no século XIX pelo cientista escocês James Dewar. Ele pretendia inicialmente conservar a temperatura de soluções químicas.
Como é contituída
É constituída de dois recipientes, um colocado dentro do outro, que se juntam no gargalo. O ar que sobra no vão entre os dois recipientes é retirado, parcialmente ou totalmente, criando o vácuo, que é responsável por evitar a troca de calor entre o ambiente externo com o conteúdo que fica protegido no interior da garrafa térmica.
Características
A principal característica da garrafa térmica é a formação do vácuo no vão formado entre os dois recipientes que compõem a garrafa. A troca termal entre o conteúdo da garrafa e o ambiente pode ser minimizada ainda mais com o uso de paredes espelhadas tanto no lado de fora quanto no de dentro do recipiente interno, que auxiliam a retardar a irradiação de calor.
A maior parte da troca de calor da garrafa térmica acontece no gargalo da garrafa, e através da sua abertura, quando o conteúdo fica