Preconceitos
JENIFFER DOS SANTOS
STEFANI SCHOLLMEIER
SUSAN PEREIRA
VALÉRIA MORESCO
PRECONCEITOS
Deficiências
Ijuí, RS
2015
O QUE LEVA AS PESSOAS A GERAR PRECONCEITOS EM RELAÇÃO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS?
1. Preconceitos
Preconceitos é a ideia ou a postura pré-concebida, sobre aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade, geralmente formando uma atitude discriminatória perante as pessoas, crenças, sentimentos, sendo assim uma ideia formada com antecipação. Atualmente existes diferentes tipos preconceitos, mas os mais comuns são: sociais, raciais e sexuais.
1.1 Por que sentimos preconceitos? Pode se iniciar também com o fato de uma pessoa ser intolerante, autoritária e que acredita no respeito a tradição e desta forma não aceita aqueles que desafiam as regras propriamente ditas. No entanto, pode também ser formando pelas frustrações de uma pessoa, que quando não podem manifestar sua raiva, começa considerar as demais pessoas inferiores, resultando desta maneira a discriminação.
1.2 Diferença entre preconceito e pré-conceitos. O preconceito é algo que não foi totalmente superado com o tempo e impede a relação entre pessoas, já o pré-conceito é inevitável, pois construímos conceitos a todo momento e conforme vamos nos relacionando esses conceitos sofres transformações.
1.3 Lei
Apesar de inúmeras campanhas contra o preconceito na sociedade contemporânea, ele ainda existe e vem crescendo cada dia mais, por este motivo a Constituição da República Federativa do Brasil trás no artigo 3º do título I Dos Princípios Fundamentais no inciso IV: “Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação.”
2. Deficiência
Deficiência é o termo que se utiliza para definir a ausência ou disfunção de uma estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica, este conceito foi definido pela Organização Mundial da Saúde.