Gap de competências entre alunos e professores
Formação em Administração: o GAP de Competências entre Alunos e Professores Nogueira, Arnaldo, J., & Bastos, Fabrício, C.
Tiago Flôr 130117081
19/10/2013
Índice
1. Introdução
2. Metodologia
3. Conclusões
1. Introdução
O artigo aqui resumido teve como base uma pesquisa sobre a formação superior de Gestores e a influência e o papel dos docentes na formação. Os autores consideram o docente como tendo o papel principal no processo de ensino, e aprendizagem por parte dos discentes. Tendo em conta a importância do papel do corpo docente, os autores constatam a necessidade de que os docentes sejam apoiados por iniciativas de formação contínua.
O objectivo do artigo é verificar qual a ideia particular dos docentes que leccionam cursos de Gestão sobre as competências que possuem, e verificar de que forma essas competências influenciam o processo de aprendizagem dos discentes. Foram delineados quatro sub-objectivos para a realização desta análise.
2. Metodologia
Para obter a melhor abordagem ao tema e retratar da melhor forma possível o objecto a ser estudado, foi necessário estabelecer objectivos específicos, e o trabalho foi realizado através de um estudo exploratório, que consiste em procurar padrões, ideias ou hipóteses.
Os autores procuraram, principalmente, artigos, publicações, livros e outras referências que se comparassem ao mesmo tempo nos aspectos do ensino, por parte dos docentes, e aprendizagem, por parte dos discentes e que focassem na importância e papel central do professor, nestes processos.
Na escolha de uma amostra para a realização do estudo, optou-se pela amostragem por julgamento, uma amostragem não probabilística, que consiste em selecionar uma determinada amostra, baseando-se em certos critérios. Outra abordagem possível era a abordagem por quota. Sendo determinada a abordagem a utilizar, foram escolhidas duas