Euducação fisica
ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Definição
ACADEMIA pode ser conceituada como “... empresa que se dedica a ministrar cursos de ginástica, balé, danças, musculação, lutas e cultura física de modo geral, lecionados por professores em cursos superiores de Educação Física.” (CAPINUSSU, 1989) - Centros de atividade física onde se prestam serviços de prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física (TOSCANO,2001) “Instalações que têm programas que pretendem promover e manter um estado de bem estar para ótimo desempenho e saúde”. Descritores em Ciências da Saúde (DeCS 2004)
BreveHistórico Histórico Breve
Em 387 a.C. o filósofo grego Platão criou uma escola nos jardins consagrados ao herói ateniense Academus, onde oficialmente se cultuavam as musas e ocorriam intensas atividades filosóficas. Esse local, onde ainda se ministravam as práticas esportivas e lúdicas, recebeu o nome de Akademia, em homenagem ao referido herói. A primeira academia voltada à prática das atividades físicas que se tem notícia foi a de Bruxelas em 1867, fundada pelo Profº Attila, alemão que ensina a cultura física com utilização de aparelhos.
No Brasil, a primeira academia nos moldes comerciais foi fundada por Conde Maeda Koma em Belém, diplomata japonês que montou em sua casa em 1914 uma academia de jiu-jitsu e artes marciais. Carlos Gracie, destacado aluno de Maeda Koma, monta no Rio de Janeiro sua academia de jiu-jitsu em 1927. Logo surgiram outras academias, especialmente no Rio de Janeiro, e em sua maioria voltadas para o ensino das artes marciais, fisioculturismo e Ballet clássico. Na década de 60, houve um crescimento muito grande do número de academias culminando em um modismo de algumas atividades como o Halterofilismo (musculação), na década de 70 a Ginástica Estética e em 80 a Ginástica Aeróbica.
Fonte: CAPINUSSÚ, José Maurício, COSTA, Lamartine Pereira da. Administração