ganha-perde
Uma das partes consegue o que quer às custas e exclusão dos desejos da outra parte, as estratégias ganha-perde não consideram as causas básicas do conflito e tendem a suprimir a vontade de pelo menos uma das partes conflitantes. Como resultado, provavelmente, vão ocorrer futuros conflitos sobre os mesmo.
• Não existe qualquer esforço por parte dos oponentes em estabelecer uma mútua compreensão para com a situação alheia, pelo contrário, aqui existe um sentimento de disputa acirrada, a exemplo de um verdadeiro combate entre inimigos.
Não existe interação, pois as partes invocam um sentimento de rejeição sempre em prol de uma disputa competitiva.
A falta de interação norteia o surgimento de uma liderança ilegítima, geralmente alcançada por meio da força, do poder ou de agressões verbais.
Não existe clima de confiança entre a equipe, o clima criado é cercado por uma constante tensão.
Com olhos apenas para a vitória, acima de qualquer outra possibilidade, a pessoa, geralmente age por meio de técnicas ardis, estatísticas inventadas e informações falsas.
Ao final, uma das partes sempre desperta um sentimento de perda.
GANHA-PERDE NA ESCOLA
A falta de comunicação e colaboração afeta o planejamento pedagógico, o cumprimento de metas e, claro, a aprendizagem dos alunos.
O conceito de clima organizacional envolve uma infindável quantidade de relações humanas, em qualquer ambiente profissional, o importante é que esses relacionamentos estejam baseados em atitudes éticas para que funcionem em favor da aprendizagem, a escola sendo um lugar social as diferenças se manifestam.
O gestor tem que, compreender as individualidades e os diferentes tempos que cada um leva para se adaptar ou se enturmar, faz com que os professores e funcionários se sintam respeitados e cooperem com a equipe, discussões sobre os valores presentes no PPP da escola também pode ser relembrada pelo gestor. Ao se sentir valorizados, ouvidos e acreditados pela liderança,