NEGOCIAÇÃO
Uma negociação termina com um destes cinco resultados possíveis:
Perde/perde
Ganha/perde
Perde/ganha
Ganha/ganha
Nada acontece
1. Resultado perde/perde
O resultado perde/perde contece quando nenhuma das partes supre as suas necessiades ou desejos e, então, ambas relutam em negociar novamente com a contraparte.
Muitas vezes uma das partes tem a ilusão de ter ganho na negociação.
Falar da ilusão de ter ganho... EXEMPLO.
2. Resultado perde/ganha e ganha/perde
O segundo e terceiro resultados possíveis em uma negociação são perde/ganha e ganha/perde. A diferença entre os dois é o lado da mesa em que você está.
O principal problema no caso de um resultado desse tipo é que uma parte sai da negociação sem que suas necessiades ou desejos tenha sido atendidos. E o mais importante é que o perdedor se recusará a negociar novamente com o vencedor.
Frequentemente, isto abre a possibilidade para um futuro resultado perde/perde.
EXEMPLO.
3. Resultado ganha/ganha
Em quase todas as negociações, você deve esforçar-se por alcancar um resultado ganha/ganha, em que as necessidades e objetivos da ambas as partes sejam atendidos.
Assim, os dois lados sairão da negociação com um sentimento positivo e desejarão negociar novamente entre si.
Os quatro pontos-chave para alcançar um resultado ganha/ganha são:
I. Não restrinja sua negociação a um único ponto
Focar somente um ponto da negociação, automaticamente cria uma situação de perde/ganha. Uma forma de fazer esse estreitamento em um só item, é o de discutir apenas o preço de alguma coisa. É preferivel que também outros fatores sejam abordados, como: prazo, preço, custo de entrega, qualidade, outros produtos e serviços, etc.
II. Conscientize-se de que sua contraparte não tem as mesmas necessidades e desejos que você
Tendo a impressão de que sua perda é o ganho da sua contraparte, é impossível alcançar um resultado ganha/ganha. Então, é preciso tomar