Planograma
Esta ação é chamada de planograma ou plano de gôndola, que tem como objetivo organizar e mensurar os produtos no PDV, a fim de fomentar vendas, gerenciar rupturas e estimular a comunicação com você, caro shopper.
E é a partir deste gerenciamento de exposição dos produtos que são obtidos os resultados para que os profissionais possam desenvolver ações de gerenciamento de categorias. Portanto, um planograma não é um gerenciamento de categorias, mas sim uma ferramenta de trade marketing que auxilia na implantação de ações no PDV.
Como exemplo, imaginemos um setor de refrigerantes de um hipermercado. Analisando de ponta a ponta de uma gôndola, percebe-se que uma determinada companhia detém 50% de share da mesma, e os outros 50% foram distribuídos para as demais companhias.
Este planograma foi desenhado pelo Marketing e o vendedor Key Account mais o gestor de Trade Marketing realizaram a negociação do espaço junto ao supermercadista, a partir da parceria ganha – ganha. Com isto, as demais companhias ‘brigam’ entre si para expor de modo atrativo seus produtos nos outros 50% de espaço que lhe restam.
Vi também por estes dias em outro supermercado, a mesma estratégia efetuada por uma grande marca de biscoitos. É evidente a visualização dos produtos da marca no decorrer da gôndola, e assim as chances do shopper decidir pelos produtos da mesma são bem maiores do que suas concorrentes.
Já em home centers acontece a mesma coisa e como o mix dos produtos é bastante superior e requer um maior espaço em relação a um supermercado, a negociação em alguns casos acontece a partir de uma parceria perde – ganha, ou seja, a marca perde alguns