Game ia: inteligencia artificial para jogos eletronicos
Por: Adriano S. Santana Jr.
Instituição: Centro Universitário Carioca (Unicarioca)
Curso: Ciências da Computação
Professor: Luis Alfredo Vidal de Carvalho
Aluno: Adriano Sena Santana Junior
Game IA: Inteligência Artificial aplicada em jogos eletrônicos
Por: Adriano S. Santana Jr.
A Inteligência Artificial (IA) é um campo jovem e promissor, que possui como principal objetivo buscar maneiras completas de compreender e desenvolver técnicas inteligentes para a resolução de problemas práticos até mesmo os mais complexos.
A IA é caracterizada em dois tipos: IA voltada para pesquisa e a IA usada em jogos eletrônicos (Game I.A). Na IA científica o principal objetivo é o meio como o sistema busca a solução para o problema, tentando simular o conhecimento humana. Enquanto na Game IA o real objetivo é o resultado final, proporcionar a diversão, e não como se chegou nele.
A Inteligência Artificial usada nos jogos eletrônicos (Game IA) tem contribuído com a busca na melhora dos jogos eletrônicos, que influenciam também na área de pesquisa, a qual, A I.A., é sua principal finalidade.
Os primeiros jogos eletrônicos desenvolvidos são considerados muito simples e não utilizam muitos recursos, comparado aos jogos atuais, isso devido à evolução que a tecnologia proporcionou. Os jogos de computador tornam-se ainda mais realistas, justamente para atrair novos jogadores e proporcionar maior lucro aos seus fabricantes. Porém, nesse processo de evolução dos jogos e busca por melhores ambientes e aumento da qualidade gráfica que os jogos proporcionam, são necessários hardwares que atendam aos requisitos, bem como novas soluções dentro da IA.
A ligação existente entre os jogos eletrônicos atuais e a inteligência artificial, onde se pode facilmente verificar que a inteligência artificial se faz necessária para o funcionamento dos jogos e os mesmos interferem diretamente na evolução da IA, traçando novas