Gabriel Net
* Por José Carlos Ignácio
É cada vez maior o número de brasileiros que se tornam empreendedores. Isso ocorre tanto pelas oportunidades decorrentes de um país como o nosso, aonde há muito espaço para a economia crescer, quanto pelo fato de os empregos criados não serem suficientes e atraentes para absorver toda a mão de obra, seja ela especializada ou não.
Tendo em vista esta realidade, a questão que se coloca é: quais são os passos que devem ser cumpridos antes de montar um negócio? Quais as precauções a análises que devem ser feitas visando redução dos riscos e aumento das chances de sucesso? O tema é realmente importante, pois, na maioria das situações, essa aposta num negócio próprio muitas vezes envolve as economias acumuladas ao longo de vários anos de trabalho.
Seguem então 5 dicas importantes para quem está pensando em empreender. Não são as únicas, mas essenciais:
1 – Mercado: a área de atuação escolhida tem que ser excelente, ou seja, deve ser grande em termos de valores e ter uma perspectiva de crescimento por vários anos. Tais informações são de fácil acesso na internet e em outras publicações, sendo que atualmente vestuário, perfumaria, alimentação, tecnologia e infraestrutura são alguns destaques. Há mais chances de um empresário mediano ter sucesso num ótimo mercado do que um ótimo empresário em um mercado mediano.
2 – Expertise: Seja através de voo solo ou de franquia, procure aproveitar conhecimento e experiência adquiridos anteriormente. Isto será muito útil na transição de empregado para empresário, tanto em termos de adaptação quanto de resultados econômicos.
3 – Faça as contas: Veja perspectivas de crescimento do faturamento (seja conservador), custos e despesas prováveis (exagere). E também apure o resultado previsto para curto e longo prazo, de forma a ter uma ideia até onde você pode chegar. Se