arquitetura
A relação entre os antigos teatros arenas os teatros arena modernos.
Antigo- A orquestra era a área circular em terra batida ou com lajes de pedra situada no centro das bancadas, onde o coro realizava a sua interpretação. Julga-se que a orquestra teria de início uma forma quadrangular, como no Teatro de Tóricos. No centro da orquestra ficava a thymele, um altar em honra a Dionísio, que servia não só para oferecer sacrifícios, mas também como adereço. Em cada lado da orquestra existiam as entradas para o coro, os parodoi.
Detrás da orquestra estava a skenê, o cenário, estrutura cuja função inicial foi servir como local onde os actores trocavam de roupa, mas que passou também a representar a fachada de um palácio ou de um templo. Frente à skenêestava o proscenium, onde os actores representavam os papéis, se bem que estes também se deslocassem até à orquestra.
Teatro de Arena era o local preferido pelos gregos para as apresentações de festivais de teatro. Os espetáculos apresentados no Teatro de Arena são encenados ao ar livre..
Moderno- é um circulo situado no centro da platéia que o público senta em arquibancadas ao redor. Em geral os teatros de arena são maiores e o público apresenta uma relação mais estreita. Os espectadores ficam suficientemente próximos do palco para verem as nuanças das expressões e gestos feitos pelos atores. O palco de arena permite cenários limitados.
Nos teatros arenas antigos era mais usados os semi arena- em geral é constituído de uma plataforma que avança pela platéia. O palco semi - arena aproxima o espectador do ator. Como a platéia circula parcialmente o palco de semi - arena, o cenário deve conter menos elementos. Em geral não há cortinas.
Perceberam que, a cada vez que a distância entre a fonte sonora e o ouvinte dobra, o volume cai bastante (6dB), o que é a base da Lei dos Inversos dos Quadrados . Então, descobriram que a solução era diminuir a distância entre os ouvintes e a fonte sonora! E a forma que eles