Etica e bases humanas - conar
GABRIEL TADEU SILVA BARBOSA
MARCUS VINICIUS LEAL MEJIA CLAURE
MARIANA BARBOSA AUGUSTO
RODOLFO LIRA
THAMIRES DUTRA
AMANDA NIGMOTO
TOMAZ ESPIRITO SANTO
Ética e Bases Humanas
São Paulo
2013
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI GABRIEL TADEU SILVA BARBOSA
MARCUS VINICIUS LEAL MEJIA CLAURE
MARIANA BARBOSA AUGUSTO
RODOLFO LIRA
THAMIRES DUTRA
AMANDA NIGMOTO
TOMAZ ESPIRITO SANTO
Ética e Bases Humanas - Conar
Artigo apresentado a Prof. Luiz Carlos V Palma da disciplina Ética e Bases Humanas turma Vila Olímpia 529 - Noturno, do curso de Publicidade e Propaganda
São Paulo
2013
Resumo
O trabalho consiste no desenvolvimento da analise das propagandas que foram investigadas pelo o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) após denúncias de consumidores ou concorrentes sobre algum fato que foi veiculado e vai contra as leis dos filmes publicitários do país. O estudo do Conar ermitiu um olhar mais apurado e detalhado sobre as perspectivas que levaram as propagandas serem investigadas, e assim podemos analisar se as decisões foram Ética, Moral ou Legal e quais as medidas que as marcas tomaram em relação as definições do CONAR.
Palavras-Chave: CONAR, Deferida, Indeferida, Ética, Legal e Moral.
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho consistiu em quatro comerciais de marcas como Pantene, Danone, Net e Ford que foram deferidas e indeferidas pelo CONAR, assim suas agências tiveram que alterar o filme publicitário para ficar mais ético, moral ou legal.
1. CONAR - Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária:
O Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária nasceu de uma ameaça ao setor: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda.
Se a lei fosse implantada, nenhum anúncio poderia ser veiculado sem que antes recebesse um carimbo “De Acordo” ou algo parecido.
A missão revelou-se um