Trabalho Conar Dominio F Rum
Propagandas Deferidas
SBP - Protegido
https://www.youtube.com/watch?v=bA-V6cDkBXg
Mês/Ano Julgamento:MAIO/2014
Autor(a): Conar mediante queixa de consumidor
Anunciante: Reckitt Benckiser Brasil
Agência: Havas
Decisão: Alteração
Fundamentos:Artigos 1º, 3º, 6º, 33, 37 e 50, letra "b" do Código
Resumo : Filme para TV do repelente SBP mostra criança aparentando três anos de idade demonstrando intenção de tocar uma tomada elétrica e um ventilador em funcionamento. Um e outro, no entanto, se "fecham" quando a criança se aproxima. Argumento – O argumento principal da propaganda visa a segurança pelo fato da tomada e do ventilador se fecharem.
A cena foi criticada pelo consumidor paulistano.
Contra argumento – Para ele, mesmo que a intenção tenha sido demonstrar a segurança do repelente, a presença de uma criança no filme acabará atraindo a atenção de outras da mesma idade, podendo induzir a comportamento perigoso.
O Anunciante e agência negam tal interpretação, informando que o anúncio visa pais e responsáveis.
O relator deu razão ao consumidor e propôs a alteração, considerando que a curiosidade própria das crianças pode, sim induzi-las a repetir o que veem. Seu voto foi aceito por maioria.
Houve recurso contra a decisão mas ela foi confirmada pela câmara revisora, por maioria de votos, atendendo a proposta do autor do voto vencedor. A decisão foi moral por ter inflûencia sobre crianças que tem adultos na maior parte do tempo para tomar decisões por elas. BOM NEGÓCIO – Compadre Washington https://www.youtube.com/watch?v=d48iH_3nT7s Mês/Ano Julgamento: MAIO/2014
Autor(a): Conar, mediante queixa de consumidores
Anunciante: Bom Negócio
Decisão: Alteração
Fundamentos: Artigos 1º, 3º, 6º, 19, 20 e 50, letra "b" do Código Resumo : Na peça publicitária, Compadre Washington se dirige a uma mulher chamando-a de ordiná..., quando o áudio é interrompido. Para os reclamantes, não há dúvidas sobre qual palavra o cantor