Legislação e ética na publicidade
Compreende-se por propaganda qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias ou serviços, por parte de um anunciante identificado.
Pode ser considerada como Publicidade qualquer forma de divulgação de mensagens por meio de anúncios, com finalidade de influenciar o consumidor a adquirir certos produtos e/ou serviços. Publicidade é também uma atividade empresarial pela qual se procura despertar o desejo e interesse do consumidor em adquirir produtos e serviços que são anunciados por meio de mensagem escrita ou oral ou por marketing ou teaser.
Propaganda é o ato de divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos e Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante.
No dia a dia, acredito que essa diferença é irrelevante, afinal os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam. O importante é que a mensagem seja passada de forma clara e objetiva.
A Publicidade é uma carreira diretamente relacionada à criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, ideias e negócios.
O Publicitário
São Publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exercem funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos Veículos de Divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda.
Publicitário é profissional contratado para comunicar a imagem de seus clientes, ele é responsável por elaborar estratégias sob técnicas de pesquisa levando em conta os limites propostos pelo contratante, como; verba disponível e objetivos almejados.
Os profissionais que trabalham como auxiliares nas Agências de Propaganda ou em outras organizações de propaganda, que não colaborem diretamente no planejamento, produção, execução, produto e distribuição da propaganda terão designação correspondente às suas funções específicas e receberão os privilégios que a lei concede às suas categorias profissionais.
Os jornalistas registrados