G20 e sua importancia
O objetivo principal do G20 é reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes para discutir questões-chave da economia global e promover políticas compatíveis com o comunicado aprovado pelo G20, na reunião de Berlim, em 2004. Este acordo realça uma variedade da política neoliberal.
Atualmente, o G20 de países emergentes possui 23 países membros de diferentes continentes são eles: 5 países da África (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), 6 da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e 12 da AméricaLatina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
O G20 possui grande importância na economia global, entre os diversos fatores se destacam:
- A importância dos países integrantes na produção e comércio dos produtos agrícolas;
- Possui aproximadamente 60% da população mundial e 70% da população rural em todo o mundo;
- Juntos são responsáveis por 26% das exportações agrícolas mundiais;
- Sua habilidade em coordenar seus membros e interagir com outros grupos na OMC.
Tweet O G 20 é um grupo de países em desenvolvimento que foi criado no dia 20 de agosto de 2003, na preparação para a V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada emCancun no mês de setembro de 2003. É um grupo cujo principal objetivo é a elaboração de projetos para a agricultura desses países.
É necessário distinguir o “G20 dos países emergentes” de outrogrupo denominado “G2”, esse une ministros da economia e presidentes de bancos centrais de países desenvolvidos e outros em desenvolvimento para discutir sobre economia. Ele é chamado de G20 financeiro,diferentemente do G20 de países emergentes,