g8 e g20
G8 E G20
CURITIBA
2014
G8 E G20
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia do Colégio da Polícia Militar, para obtenção da nota Trimestral. Profº: Deisilane
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Em 1975 foi criado o G8, grupo de 8 países considerados mais ricos, a principio surgiu através de um encontro informal,para cuidar de assuntos de âmbito mundial, na época foi a crise do petróleo.
Em 1999 foi criado o G20, formado pelos 8 países do G8 mais 11 países em desenvolvimento e a União Europeia em bloco, foicriada na época pela instabilidade na economia.
Com o decorrer dos anos foram abordados vários outros assuntos de grande importância como questões climáticas, soluções para grandes problemas sócias na economia como veremos no trabalho a seguir.
DESENVOLVIMENTO
1. Quando e por que foi criado o G20?
O G20 foi criado em 1999, ao final de uma década marcada por turbulências na economia (na Ásia, no México e na Rússia). Além de resposta a essas crises, a formação do grupo foi uma forma de os países ricos reconhecerem o peso dos emergentes, que se mostraram capazes de ameaçar os mercados com suas instabilidades. O G7 - bloco de nações mais desenvolvidas do planeta, que agrega agora a Rússia - já se reunia para falar de economia desde 1975. Mas, com os distúrbios da década de 1990, passou a abrir a discussão a países em desenvolvimento. Em 1998, reuniões mais amplas que as do G8, com até 33 países, deram início à inserção dos emergentes na conversa. O movimento resultaria na formação do G20.
2. Quais nações compõem o grupo?
Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. No G8, estão Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os componentes do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul e Turquia. A União Européia, em bloco, é o membro de número