Liderança Corajosa
Bill Hybels – Ed. Vida, 2002
Capítulo 1 – A Participação da Liderança
A vitalidade da igreja Não esta na localização, nem na denominação e nem na estrutura física onde a igreja se reúne, seja em hotéis, prédios, trailers, etc..
A vitalidade da igreja Se encontra na liderança. O líder a torna frutífera. Com isso não dizemos que as demais coisas não influenciam, mas o líder é capaz de enxergar o que é melhor para sua igreja. Para uma boa igreja é necessário alguém com o dom espiritual de liderança (Rm 12.8).
Somente alguém com o dom de liderança é capaz de fornecer uma visão, uma estratégia e inspiração que leve a congregação a frutificar abundantemente.
A Igreja é a esperança do mundo e ela necessita de líderes que exerçam seu dom com zelo.
Capítulo 2 – A Mais Poderosa Arma do Líder
A visão é a mais poderosa arma para a transformação do mundo. Quando a igreja precisa de organização e ordem procura-se alguém com o dom da administração. Quando precisa ser edificada procura-se alguém com o dom do ensino. Quando precisa de uma visão confiável, que a faça avançar em direção ao Reino de Deus ela procura alguém para liderá-los nessa jornada.
O que é visão? De maneira bem simples é a imagem do futuro que produz paixão. É aquilo que desejamos nos tornar e que nos move apaixonadamente neste sentido.
O que faz seu coração bater intensamente? Qual o sonho que mexe com seus sentimentos? Qual imagem que tira seu sono? De uma criança faminta? Um pecador sendo alcançado pelo evangelho? Pessoas sedentas por ensino? Pessoas sendo treinadas? Missionários sendo cuidados? Seja qual for a imagem ou sonho que te aquece e perturba, com certeza esse sonho é a visão que você deve perseguir.
Um líder com uma visão contagia outros a seguir a visão.
Não deixe sua visão de lado. Imagine o que seria da igreja cristã se Paulo tivesse deixado sua visão de lado (At 20.24). Imagine