resenha livro olga
Livro: Olga Benário - A história de uma mulher corajosa
Dia 05 janeiro de 2014
Introdução:
O livro tem como objetivo mostrar não só a história de uma mulher que sofreu os horrores da segunda guerra, mais também a história de uma mulher corajosa, que desde jovem largou todo o conforto de seu lar, pra lutar pelo que acreditava, que todas as pessoas tinham os mesmos direitos e tinham que lutar por eles.
Esta história nos mostra, como as pessoas se sacrificaram, foram torturadas e muitas morreram, para que hoje tenhamos liberdade em todos os sentidos.
É importante para nós, como cidadãos comuns e principalmente como assistentes sociais, que nunca deixemos que a história da ditadura militar no Brasil e a segunda guerra mundial, seus abusos, horrores e atrocidades, nunca sejam esquecidos, para que nunca voltem a acontecer.
Temos que passar para as próximas gerações, o perigo do poder em mãos erradas, e como a discriminação racial, a intolerância é algo perigoso.
O livro nos mostra a luta de Olga e seus companheiros contra o capitalismo, a exploração dos trabalhadores, lutavam por uma sociedade comunista, justa, onde todos eram iguais, onde não havia desigualdade social.
“Olga Benário- A história de uma mulher corajosa”, é uma obra da escritora Ruth Werner, editora Alfa-Omega,289 páginas.
Resumo da obra:
O Livro conta a historia real de Olga Benário, uma mulher judia alemã, comunista, de classe média que ainda muito jovem deixou a segurança e conforto do lar, para lutar pelos seus ideais. Nos mostra o que é ter coragem, o que é ter convicção é uma historia emocionante que nos faz refletir sobre o poder, a liberdade, o racismo e os limites do ser humano.
Olga nasceu em Munique na Alemanha em 12 de fevereiro de 1908, o pai Leo Benário era advogado e a mãe Eugénie era uma dama da alta sociedade e ambos não apoiavam a ideia da filha.
Aos 15 anos ingressou na