Gênero textual- manual de instrução
Os manuais de intruções tem como objetivo instruir, ensinar e apresentar o produto de forma compreensível para o usuário menos experiente.
Estrutura
Os principais tópicos de um manual são:
- Capa ou título especificando a marca e o modelo do produto
- Precauções de manuseio, armazenamento e segurança
-Índice especificando os principais tópicos
- Instruções de uso e manuseio
- Guia de instalação e/ou montagem
- Principais funções/configurações
- Condições de garantia do fabricante
Não há uma norma padrão no manual de intruções, mas há obrigatoriedade que todo equipamento deve ter um manual de intrução de acordo com o Artigo 50 do código de defesa do consumidor. (lei 8078/90)
Características
Uma das características dos manuais de instruções é apresentado em forma de livreto, folheto ou folder (papel com explicações resumidas). Atualmente muitos fabricantes estão utilizando CD-ROM para instruir o consumidor mais detalhadamente.
- É apresentado na terceira pessoa do singular no modo Imperativo, exemplos: desconecte, consulte, remova, aperte, pressione, etc.
- Em um manual, encontra-se narrações, argumentações, exposições e descrições, mas é marcado pela injunção (instrucional).
- estrutura Interna ou Componentes Visuais: utiliza imagens ou ilustrações que são aplicados para evidenciar, destacando as partes importantes do texto, exemplo: negrito, itálico, tipos e tamanhos de fontes diferenciadas, cores, tabelas, etc. Pode vir organizado em itens ou passos, que geralmente são bem resumidos.
- Os manuais não tem uma norma brasileira, os fabricantes utilizam como base a norma ISO/IEC 37 (Internacional Organization for Standardization/Internacional Electrotechnical Commision) que diz por exemplo, que não se pode ter frases com mais de 16 palavaras, ilustrações e termos técnicos sem definição e erros gramaticais e ortográficos.
- A linguagem deve ser clara, direta e objetiva, conforme o código de defesa do