Gêneros Textuais
Gêneros textuais são estruturas que compõem os textos, sejam orais ou escritos, podem ser compreendidos como a diversidade de texto que encontramos na nossa sociedade. Produzem realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas. As características dos gêneros textuais são criadas através de funções especificas e organizacionais que são formadas por modelos de comunicação que servem para criar uma expectativa no interlocutor. Isso acontece de acordo com a finalidade do texto e a situação que o prepara para uma reação. Os gêneros textuais são inúmeros, os tipos de textos são limitados: narrativos, descritivos, argumentativos, explicativos, expositivos, injuntivo ou instrucional.
Narrativo
É marcado pela temporalidade seu material é o fato e a ação, tipo textual predominante em gêneros como crônicas, romances, poemas, fabulas, novelas, piadas, contos de fadas, histórias em quadrinhos etc.
Descritivos
É marcado pela espacialidade de introduzir uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito, tipo textual predominante em gêneros como retratos, anúncios, classificados, listas de compras, legendas, cardápios etc.
Argumentativos
É aquele em que se faz defesa de um ponto de vista, de uma idéia ou questiona, tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão, ensaio, editorial de um jornal, criticas, dissertação etc.
Explicativos e expositivos É aquele que explica dar informações sobre alguma coisa, tipo textual predominante em gêneros como enciclopédias, dicionários, livros didáticos etc.
Injuntivo ou instrucional É aquele que indica ordens, orientação. Tipo de textual predominante em gêneros como propaganda, bula de remédio, horóscopo, manual de instrução etc.
Gêneros textuais
Gêneros textuais são estruturas que compõem os textos, sejam orais ou escritos,