GENERO MANUAL
LINE E IMPRESSO.
JACYANA MARIA ARAGÃO MARTINS DA COSTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE
SANTA CRUZ), DANIELA DA SILVA SANTOS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA
CRUZ).
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero manual de instrução on–line e impresso em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa embasa–se nas postulações de Cardoso (1999), por indicar os elementos indispensáveis ao discurso, levando em consideração o sujeito enunciador. Fundamenta–se ainda em Lopes–Rossi (2006) e Motta–Roth (2006), autoras que abordam gêneros textuais e sua eficácia no ensino de leitura em sala de aula, proporcionando ao professor a reflexão sobre sua prática pedagógica, mostrando que é possível adequá–la para um melhor ensino–aprendizagem.
Partindo desses pressupostos, são observadas as condições de produção do discurso de cada texto, estabelecendo–se um comparativo entre os manuais, nos seus aspectos composicionais em função dos seus aspectos discursivos. Dessa análise, é possível constatar que os manuais de instrução selecionados apresentam estruturas com categorias similares, são topicalizados e possuem uma linguagem caracterizada por termos técnicos. Contudo, os locutores, os interlocutores e o contexto de circulação se diferem. Além disso, o manual on–line admite uma interação com o interlocutor que o impresso não permite. Assim, com base em tais análises, busca–se apresentar uma proposta de atividade de leitura que permita ao aluno atentar para os aspectos estudados, oferecendo, desse modo, subsídios aos professores para o fazer pedagógico em sala de aula.
Palavras-chave:
Gêneros textuais, condições de produção do discurso, leitura.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o ensino de língua portuguesa, assim como a educação em geral, está buscando novos paradigmas, mas ainda percebe-se que na sala de aula os professores permanecem com dificuldades para