Física
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
No dia a dia, lidamos com estes vários tipos de onda. Algumas são claramente perceptíveis (como a visível, que é captada pelos nossos olhos), já outras precisam de aparelhos especiais para a sua detecção, entre elas estão as ondas de rádio (AM e FM), que são, na verdade, raios hertzianos.
ONDAS DE RÁDIO
Estes raios, em forma de radiação, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas. Em sua faixa de radiação estão também as ondas de TV.
As ondas de rádio têm comprimento de 3 . 108 nm até 3 . 1017 nm.São utilizadas para transmissões radiofônicas (incluindo as ondas médias, curtas e longas). Além disso, não é só o ser humano que transmite este tipo de onda; as estrelas e as nebulosas também as emitem, sendo captadas por radiotelescópios e radiointerferômetros, permitindo assim seu estudo. Isto é ainda mais imprescindível quando estes corpos celestes estão além da captação dos telescópios ópticos.
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si. No entanto, existem vários tipos de ondas eletromagnéticas; além das ondas de rádio e TV, também temos: micro-ondas, raios infravermelhos, radiação visível (luz), raios ultravioletas, raios X e raios gama.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos