Física - Efeito de um líquido sendo colocado em um recipiente
TRABALHO DE FÍSICA
Seropédica/RJ
Janeiro/2014
Empuxo
Empuxo é a força vertical de sentido contrário que o líquido exerce sobre o corpo imerso. É o peso do líquido deslocado.
Todo corpo imerso total ou parcialmente num líquido recebe uma força vertical, de sentido contrário, igual ao peso da porção de líquido deslocada pelo corpo. Assim:
Onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)
=Volume do fluido deslocado (m³) g=Aceleração da gravidade (m/s²) A causa do empuxo é o fato de a pressão aumentar com a profundidade.
Hidrostática
Hidrostática se refere ao estudo dos fluídos em repouso. Um fluído é uma substância que pode escoar facilmente e que muda de forma sob a ação de pequenas forças. Portanto fluído inclui os líquidos e gases.
Além do estudo dos fluídos propriamente ditos, serão estudadas as forças que esses fluídos exercem sobre corpos neles imersos, seja em imersão parcial, como no caso de objetos flutuantes, como os totalmente submersos.
Princípio Fundamental da Hidrostática
Também chamado de Princípio de Stevin, diz que:
“A diferença de pressão entre dois pontos do mesmo líquido é igual ao produto da massa específica (também chamada de densidade) pelo módulo da aceleração da gravidade local e pela diferença de profundidade entre os pontos considerados”.
Simbolicamente podemos escrever:
Onde d é a densidade do líquido, g é o módulo da aceleração da gravidade local e h é a diferença entre as profundidades dos pontos no mesmo líquido.
A partir do princípio de Stevin pode-se concluir que:
Pontos situados em um mesmo líquido e na mesma horizontal ficam sujeitos a mesma pressão;
A pressão aumenta com o aumento da profundidade;
A superfície livre dos líquidos em equilíbrio é horizontal.
Hidrodinâmica
É o ramo da Física que estuda as propriedades dos fluídos em movimento. Fluidos são