Relat Rio Aula Pr Tica II
UNILESTE – ENGENHARIA ELÉTRICA
FLUIDOS, CALOR E TERMODINÂMICA - DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO PESO ESPECÍFICO DE UM LÍQUIDO (ÓLEO) A PARTIR DE OUTRO COM PESO ESPECÍFICO CONHECIDO
KAROL CHAVES DE AZEVEDO
MAYLA ANDRADE FREITAS
LUCAS AUGUSTO CRUZ LANA
ROCHANE TITO ZARDINI
VANILA STELYANA FERNANDES DA SILVA
Física II - Prática II
Turma I
Coronel Fabriciano
2014
2
- INTRODUÇÃO
Por meio de experiências realizadas em laboratório, pode - se determinar o peso específico de um líquido, que é considerado a razão existente entre a intensidade do seu peso e o volume ocupado em um recipiente formado por diversos ramos que comunicam entre si, sabendo que a superfície livre de um líquido que ocupa as diferentes partes do recipiente é horizontal, ou seja, o líquido sobe à mesma altura h em todos os ramos do recipiente.
Desta forma de modo experimental pela comparação entre as pressões exercidas por dois líquidos imiscíveis. Calculando também a densidade de um dos dois líquidos imiscíveis, em equilíbrio localizados num tubo U, tendo como base a relação entre suas alturas com os inversos de suas massas específicas e pesos específicos.
No experimento á seguir, observar-se a pressão exercida por um líquido, tendo como fundamento o princípio de Pascal, que expõe que o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Assim caso tenhamos dois líquidos de densidades diferentes ρ1 ρ2, que não se misturam, em dois ramos de um tubo em U, eles subirão a alturas diferentes em relação a um plano AB que passa pelo mesmo fluído. Um princípio físico empregado nos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e em freios hidráulicos.
Posteriormente, pode se comprovar de forma experimental o empuxo e sua relação com a densidade do fluido e volume deslocado. O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo, tendo sentido