Mecanica dos fluidos
---------------------
Mecânica dos fluidos
Curitiba
2012
Sumario
Conceito de hidrostática:
A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob ação de um campo gravitacional constante, como ocorre quando estamos na superfície da Terra.
As leis que regem a hidrostática estão presentes no nosso dia-a-dia, mais do que podemos imaginar. Elas se verificam, por exemplo, na água que sai da torneira das nossas residências, nas represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica que utilizamos e na pressão que o ar está exercendo sobre você nesse exato momento.
As leis da hidrostática são fundamentalmente entendidas após ser esclarecido o conceito de pressão.
Pressão:
Pressão é uma grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força.
De acordo com o Sistema Internacional de Pesos e Medidas, a unidade de medida da pressão é o pascal (pa), mas é muito comum usar-se também aatmosfera (atm)e o milímetro de mercúrio (mmHg).
Pressão hidrostática:
Ao mergulharmos em uma piscina, a água irá exercer uma pressão sobre nós. Quanto mais fundo mergulharmos, maior será essa pressão. Agora, imagine que o líquido contido pela piscina não seja água, mas outro mais denso.
Nessa situação, a pressão vai aumentar, pois o peso do líquido sobre nós também será maior. E, se estamos falando de peso, é porque a força da gravidade, que o compõe, influencia a pressão exercida pelo líquido, também chamada de pressão hidrostática.
A partir disso, é possível concluir que a pressão hidrostática depende da profundidade, da densidade do líquido e da gravidade local.
Onde a letra “d”, representa densidade;
A letra “g”, a gravidade;
A letra “h”, a altura.
Conceito de fluido:
Formalmente, um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento (força