Filme tempos moderno
A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional. Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser explorado como se as pessoas fossem uma peça dentro do processo produtivo. No clássico filme Tempos Modernos estrelado por Charles Chaplin, mostra exatamente como, no passado, o homem era empregado nas empresas.
O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à modernidade e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias subversivas.Uma máquina, quando quebra, é substituída, pois perde o seu valor para a empresa. O princípio era o mesmo em relação às pessoas. O trabalho humano era explorado o máximo possível. A resistência física e a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial.
Contudo, com o passar do tempo, os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Surgiram os sindicatos, que são associações de trabalhadores que se agrupam para defender os seus direitos fundamentais no trabalho.
Entrando no século XXI temos a nova gestão de pessoas, que foi marcada com a globalização, que é caracterizada por um mundo em transformação, composto por mudanças rápidas e de várias naturezas, com novidades cotidianas, o que exige uma readequação e adaptação contínua do ser humano, principalmente dentro do mundo organizacional, exigindo cada vez mais das pessoas para dar conta da