Física Ativiaddes
EP1. Com que finalidade calculamos a intensidade da força resultante e determinamos sua direção e sentido de ação?
EP2. Duas forças horizontais, de 7 N e 13 N de intensidade, são aplicadas sobre uma barra de madeira. Então, qual é a intensidade da resultante dessas forças, se elas estiverem atuando:
a) no mesmo sentido?
b) em sentidos opostos?
EP3. Uma força horizontal de 8 N de intensidade e outra vertical de 6 N são aplicadas em uma caixa de chocolate. Calcule a intensidade da força resultante, considerando que as forças atuantes sejam perpendiculares entre si.
EP4. Duas forças, uma de intensidade a 15 N e outra igual a 20 N, estão aplicadas em um livro, ao mesmo tempo. Que opção a seguir poderia representar a intensidade da força resultante?
a) 0 N c) 37 N e) 25 N
b) 3 N d) 40 N
EP5. Na figura a seguir, três forças atuam sobre uma caixa C. As forças F2 e F3 são opostas ( têm a mesma direção e sentidos opostos) e a força F1 é perpendicular a elas. As intensidades F1,F2 e F3 são, respectivamente, iguais a 400 N, 500 N e 800 N. Então:
a) determine a intensidade da força resultante;
b) indique a direção, o sentido e a intensidade da força capaz de anular os efeitos dessas três forças.
EP6. Leia a tirinha abaixo e, baseando-se no que você estudou até o momento, explique por que, quando o cavalo para repentinamente, a personagem é “ jogada para a frente”.
EP7. Por que em uma colisão frontal de um carro contra um muro, por exemplo, ele sofre uma desaceleração brusca, mas os passageiros são “ lançados para sua dianteira”?
EP8. Um passageiro imprudente está sentado no banco de trás de um automóvel em movimento uniforme, sem o cinto de segurança. No momento em que o motorista faz uma curva fechada para a direita, o