Fígado
A) produzir diversas enzimas hidrolíticas que atuam na digestão de carbo-hidratos.
B) produzir secreção rica em enzimas que digerem as gorduras.
C) produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos níveis de glicose no sangue.
D) produzir secreção rica em sais que facilita a digestão e a absorção de gorduras.
E) absorver excretas nitrogenadas do sangue e transformá-las em nutrientes proteicos.
Resposta : D
O que comer na dieta para o Fígado
A alimentação deve ser baseada em alimentos de fácil digestão e com muita água, como a gelatina, peixe, arroz, cenoura e geleia em substituição da manteiga ou margarina.
Em relação à forma de preparação, os alimentos devem ser, sempre que possível, cozidos. Isso porque a gordura do alimento fica na água que deve ser dispensada, e nunca se deve ingerir alimentos fritos ou muito condimentado.
O que não comer na dieta para o fígado
Fazendo uma dieta para o fígado, o mal-estar e a dor de cabeça devem passar em 3 dias e, durante este período, a ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades, é contraindicada.
O azeite deve ser colocado na comida à mesa, para que mantenha suas propriedades benéficas e nunca se deve usar óleo ou outra gordura para confecção das refeições.
Em geral, a indisposição causada por causa do fígado provoca diarreia e, por isso, também é importante para parar a irritação do intestino que o indivíduo coma a menor quantidade possível de fibras cruas. Então, deve-se evitar frutas cruas ou com casca, assim como cereais oleaginosos, como amendoins e outras sementes.