Futuro Do Jornalismo Texto Para Revista
Tradição x inovação: como o avanço tecnológico pode ajudar na evolução do jornalismo na atualidade
Kim Migueis
O futuro do jornalismo caminha a passos largos para o mundo digital. A tecnologia está presente de forma quase que integral na vida das pessoas, que já aceitam até mesmo pagar para ter acesso ao conteúdo produzido pelos jornais na internet. A tendência é que, cada vez mais os veículos impressos se adaptam as novas tendências da atualidade muito mais por questões de necessidade. O jornal no papel não vai acabar, da mesma forma como o rádio existe até hoje. São apenas especulações que nos dias de hoje já não se fundamentam.
O assunto não é uma novidade, nem tão pouco uma realidade próxima como se imagina. As evoluções tecnológicas vão acontecendo em uma velocidade cada vez maior e nem mesmo o jornalismo, por mais tradicional que seja não fica fora deste assunto. Atualmente, a internet já toma proporções gigantescas na sociedade em que vivemos, nos quatro cantos do mundo. Inegavelmente estamos na era digital, onde tudo caminho para este campo.
A mídia impressa é um das mais antigas e tradicionais formas de comunicação que existe no mundo. Com o surgimento de novas mídias, torna-se necessário uma remodelação nos já existentes meios de comunicação, também devido às novas gerações que vão nascendo. Por isso, é necessária uma adaptação ao novo modelo de vida das pessoas. Em outras palavras, seria basicamente dizer que é preciso se reinventar para sobreviver na nova era digital.
Estudos e pesquisas mostram o quanto as pessoas estão conectadas a internet e a que ponto chegariam para permanecer online. Hoje, a grande maioria das pessoas têm acesso a internet no celular, o que permite a conectividade 24 horas por dia. Principalmente por esta razão, a mídia impressa precisa acompanhar este avanço, pois a notícia do jornal em papel tende a ficar mais velha cada vez mais rápida, perdendo um pouco do valor.
As novas ideias