Caracteristicas Do Mordeno E Contemporaneo 1 Aula
1546 palavras
7 páginas
Arte Moderna é um termo que se refere às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
Como resultado, os principais movimentos artísticos voltaram-se para três correntes, a saber:[]
Estilo: os artistas buscaram o rompimento das regras na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Os movimentos mais destacados são: Fauvismo, Futurismo, Cubismo, Escola de Paris entre outros.
Mente: artistas experimentalistas declararam que o objetivo da arte não era o da simples representação do visível, mas a expressão interior da emoção e da sensibilidade. Os movimentos mais destacados são: Simbolismo, Expressionismo, Suprematismo, Dadaísmo, Surrealismo entre outros.
Função: os artistas passaram a se preocupar com a funcionalidade da arte, sem o descuido da forma, sendo o modo de vida das pessoas a maior preocupação. Os movimentos mais destacados são: Arts & crafts, Art Noveau, Construtivismo, Bauhaus, De Stijl, Arte Deco, Estilo internacional entre outros.
Considerado a priori como uma iniciativa eminentemente europeia, a arte moderna foi introduzida na América durante a I Guerra Mundial.
O que é arte moderna?
Arte moderna (ou modernismo) é um termo utilizado para designar a arte feita, em média, entre o fim do século XIX até meados dos anos 1970. Contudo, não é toda a arte produzida durante este período que pode ser considerada como moderna. Isto se deve ao fato de que nem todos os artistas mudam o jeito como produzem de uma hora para outra.
A arte moderna teve início a partir do romantismo e do realismo. Surgindo primeiramente na Europa, os primeiros pintores modernos (impressionistas) escolhiam, normalmente, cenas externas para pintar (paisagens, pessoas,