Mudan As Climaticas
Revolução Industrial
A partir da Revolução Industrial e das revoluções posteriores, foram lançados na atmosfera gases provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), esse fato permitiu uma saturação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que promoveu o aumento da temperatura média da Terra, alterações em quantidade e períodos de chuvas, diminuição das geleiras, incidência de tempestades e elevação dos índices dos oceanos. Sem uma progressiva diminuição de gás CO2, a temperatura tenderá a aumentar cada vez mais, isso a nível global.
Aquecimento da Terra
As modificações climáticas já podem ser percebidas, no Ártico as calotas polares estão se reduzindo de forma assustadora, mesmo considerando que as poluições são produzidas a milhares de quilômetros de distâncias, em áreas de latitudes médias a incidência de noites frias teve um significativo decréscimo e por outro lado a ocorrência de ondas de calor aumentou muito. Outro ponto notório da alteração do aquecimento está no oceano Índico e oeste do Pacífico, onde foram registradas as maiores temperaturas dos últimos 11,5 mil anos.
As partes congeladas do planeta podem ser consideradas uma das mais prejudicadas pela mudança climática, pois as geleiras estão em pleno processo de declínio, até mesmo na Antártica o gelo está derretendo, no Himalaia as geleiras contidas nas montanhas são responsáveis por suprir as águas dos rios localizados no sul da Ásia, diminuindo cerca de 9 metros anualmente.
Mudanças nas chuvas
No decorrer das últimas três décadas se tornou evidente a tendência de ocorrência