Mudanças Climáticas
As atividades humanas vêm influenciando no equilíbrio natural do planeta. O aumento da produção industrial elevou o número de poluentes emitidos na atmosfera e, consequentemente, aumentou o efeito estufa, que acabou elevando a temperatura média global e favorecendo para o aquecimento do planeta.
As mudanças climáticas podem ocorrer de forma natural ou com a ajuda do homem. As mudanças naturais sempre ocorreram na Terra e seus principais fatores são a deriva dos continentes, o crescimento de montanhas que afetam a circulação atmosférica, o movimento das massas continentais, as variações de quantidade de radiação solar que chega a Terra, as variações dos parâmetros orbitais da Terra, a quantidade de aerossóis naturais (esses aerossóis tem papel importante no balanço de energia do sistema Terra-atmosfera), as erupções vulcânicas e fenômenos climáticos como, por exemplo, os furacões e as tempestades e o El Niño e La Niña. Segue abaixo algumas que ilustram essas mudanças naturais citadas acima:
Radiação Solar
Deriva dos Continentes El Niño e La Niña
A teoria de Milankovitch está relacionada com a radiação solar recebida pela Terra e se baseia nas variações cíclicas de três elementos, que irá resultar na quantidade de energia solar que chegará à Terra. Esses elementos são a precessão que é a variação do sentido do eixo de rotação, a obliquidade que é a mudança na inclinação do eixo de rotação da Terra e a excentricidade que é a mudança na forma da órbita da Terra.
As mudanças climáticas antropogênicas estão relacionadas com a ação humana através da poluição com a queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, formação de ilhas de calor, entre outros.
Desmatamento Queimadas
A grande dificuldade é projetar o efeito dessas mudanças para o futuro. Eventos climáticos extremos podem ser mais frequentes, sabe-se que o aquecimento global irá provocar o derretimento das calotas polares, com isso, o nível do mar aumentará