CREMILDA MEDINA
1.1. Levantamento bibliográfico.
1.1.1. Levantamento bibliográfico básico.
Com uma grande variedade de livros e autores que tratam de grandes reportagens e de jornalismo literário à disposição, a princípio foram pesquisados títulos que auxiliassem na compreensão do tema, inclusive aqueles escritos pela própria perfilada: a jornalista Cremilda Medina. A seleção das obras descritas baseou-se na premissa de contextualizar e explanar o quadro histórico no qual a perfilada e sua obra estão inseridos, de maneira a compreender sua pesquisa e suas críticas a certos pontos do jornalismo contemporâneo.
Ao iniciar as leituras, o livro “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”, de Nilson Lage, foi de grande importância para a contextualização histórica e compreensão das etapas de produção de reportagens e grandes reportagens. O livro abrange desde o início da atividade jornalística, pouco antes da Revolução Industrial, até depois dela, tratando da função dos jornalistas daquela época até os tempos atuais, dos métodos de produção e das funções sociais da notícia até chegar ao modo de produção de reportagens atualmente.
Também para contextualizar historicamente a evolução do jornalismo, serão utilizadas as obras “Inquérito à informação”, de Manuel Vásquez Montalbán, e “Teorias do jornalismo, volume II: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional”, de Nelson Traquina. Ambos os livros fornecerão dados acerca da evolução da profissão e de como se davam as publicações jornalísticas através dos séculos, bem como sobre sua relação com a sociedade. Outra obra também a ser utilizada será o livro “Showrnalismo: a notícia como espetáculo”, de José Arbex Jr., que contextualiza a evolução da televisão e conta como a mídia manipula notícias e histórias reais, transformando-as em verdadeiros espetáculos que têm, como objetivo maior, seduzir ao invés de informar. Assim como a obra de Leão Serva