estilo magazine
O ESTILO MAGAZINE: O TEXTO EM REVISTA (SERGIO VILAS BOAS)
Sinopse: Todo texto jornalistico tem suas espeficidades: coerência própria, padrão, estilo etc. Neste sentido, as revistas semanais resgatam um tipo de jornalismo que os jornais diários não conseguem acompanhar devido a inúmeros fatores, entre os quais a pressão de tempo. Trata-se da reportagem interpretativa, em profundidade.
Visualmente sofisticadas, as revistas exigem textos elegantes, sedutores, uma espécie de conciliação entre jornalismo e literatura. Por consequencia, o profissional da area deve demonstrar uma técnica apurada e um exercicio continuo de talento e raciocinio.
O livro analisa aspectos específicos das nossas maiores magazines semanais, abrindo os olhos do leitor para outras possibilidades de escrita em jornalismo impresso. Na forma de conversa com o leitor, assinala, destaca e detalha sugestões cabiveis ao texto criativo.
Estimula o leitor a analisar o material jornalistico ao seu redor e a pensar em alternativas, em novas formas de se fazer reportagem e em outras possibilidades de redação.
Critica a padronização das revistas semanais de informação brasileiras, exigindo criatividade e ousadia, por parte dos reporteres e redatores.
Jornalismo interpretativo deve se diferenciar do informativo, não só pela análise e apronfundamento dos fatos, mas também por se constituir um espaço para a inovação.
As revistas semanais resgatam um tipo de jornalismo que os jornais diarios não conseguem contemplar, devido, principalmente, à escassez de tempo: o jornalismo em profundidade. Sendo assim, elas tem responsabilidade marcantes, especialmente no que diz respeito a um melhor acabamento dos textos e a modos mais criativos de redação.
No