Conteaedo Quinto Per 2015 1 Jornalismo Interpretativo
1120 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CURSO DE JORNALISMO
JORNALISMO IMPRESSO III - 50 PERÍODO
PROFESSOR: HUGO PAULO GANDOLFI DE OLIVEIRA - 10 SEMESTRE DE 2015
JORNALISMO INTERPRETATIVO
Surgimento
Em 1923, após a I Guerra Mundial, surgiu nos Estados Unidos a primeira revista noticiosa semanal, a Time, com objetivo de dar nova dimensão à notícia, valorizando seu alcance, as implicações, o contexto amplo e a argumentação demonstrativa.
Diretores e editores de jornais identificaram a falta de compreensão das notícias por parte do público e passaram a valorizar o esclarecimento dos fatos e a mostrar porque eles ocorriam e suas implicações.
A tendência de explicar a notícia se consolidou após a II Guerra, a partir dos centros industrializados, nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, com a expansão dos jornais e revistas e, depois, pelas emissoras de rádio e de televisão.
O texto interpretativo passou a ter maior utilização na mídia impressa, com aprofundamento da análise, para enfrentar a concorrência do rádio e da televisão através de informações mais completas, menos superficiais.
Com o uso da técnica da interpretação, o jornalismo deixou de utilizar, num só texto, de forma entremeada, a notícia informativa e a opinião, e passou a valorizar a contextualização ampla do fato.
Conceitos
Outras denominações: Jornalismo Investigativo, Jornalismo Explicativo, Jornalismo em Profundidade.
Gêneros: notícia, reportagem, entrevista, perfil
Jornalismo Interpretativo é uma prática que torna a informação de fatos correntes mais explícita e contextualizada e aprofunda a análise dos acontecimentos na matéria jornalística. É o texto jornalístico que amplia as questões primárias do lead, com mais pormenores e extensão, mediante a inserção de antecedentes, significações indiretas e circunstâncias em um contexto amplo, bem como dos possíveis desdobramentos do fato.
É uma categoria jornalística que, ao valorizar a