Fusões de empresas
Numa fusão o controle administrativo da nova empresa fica sob responsabilidade daquela que representará maior participação financeira e produtiva.
Dentre as estretégias destacamos: a fusão, citada acima.
Cisão: O Capital social se divide em razão da versão de parte do patrimônio da empresa cindida para outra empresa.
Incorporação: é a operação societária em qual uma das empresas tem seus patrimônios absorvidos por outra empresa.
Exemplos de fusões
- Sadia e Perdigão Essas duas empresas foram as maiores rivais na questão de Frios, as duas maiores que sempre vinham querendo crescer pra cima da outra, em 2006 a Sadia fez uma proposta para tomar posse da Perdigão porém não foi aceita, só em 2009 que a perdigão acertou uma parceria com a Sádia, o que gerou muito mais lucro para ambas que aumentou seu capital para aproximadamente 4 vezes maior do que a anterior.
-Itaú e Unibanco
A união entre os dois banco, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica em 18 de agosto de 2010 se acelerou devido à crise mundial no sistema financeiro, a fusão se trata de uma iniciativa que contribui para o fortalecimento do sistema financeiro das duas empresas, marcada reuniões para fim de novembro e inicio de dezembro para aprovação da união.
Em 24 de agosto já foi anunciada a junção também com a Porto Seguro, que consiste em passar suas ações e responsabilidades de seguros de carros e casas para Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência.
Em Abril de 2012, o Itaú Unibanco foi classificado como a 30° maior empresa do