Fusões, aquisições alavancadas e falência de empresas
Capítulo 17
Fusões, aquisições alavancadas e falência de empresas
Objetivos de aprendizagem
Compreender os fundamentos de fusões e aquisições, incluindo a terminologia básica, os motivos para sua realização e os tipos de fusão.
Descrever os objetivos e os procedimentos adotados na realização de aquisições alavancadas (LBOs) e nas operações de vendas de ativos.
Demonstrar os procedimentos usados para avaliar a empresa visada e discutir os efeitos de transações de troca de ações sobre o lucro por ação.
Discutir o processo de negociação de fusões e aquisições, incluindo as internacionais, e o papel das holding companies.
Compreender os tipos e as principais causas da quebra de empresas e o uso de procedimentos voluntários de preservação ou liquidação.
Explicar a legislação de falências e concordatas e os procedimentos empregados na reorganização ou na liquidação de uma empresa quebrada.
Fundamentos de fusões e aquisições
Embora as fusões e aquisições devam ser usadas para aumentar o valor da ação da empresa, elas também são empregadas por vários outros motivos: expansão externa, com a aquisição do controle de outra empresa; diversificação de linhas de produtos, ou geograficamente etc.; redução de impostos; aumento da liquidez do investimento do proprietário.
Terminologia básica
A reestruturação empresarial inclui as atividades que envolvem a expansão ou contração das operações de uma empresa ou mudanças em sua estrutura de ativos ou financeira (de propriedade).
Uma aquisição ocorre quando há a combinação de duas ou mais empresas, pela qual a empresa resultante mantém a identidade de uma delas, geralmente a de maior porte.
Uma fusão é a combinação de duas ou mais empresas para formar uma empresa completamente nova.
A reestruturação empresarial inclui as atividades que envolvem a expansão ou contração das operações de uma empresa ou mudanças em sua estrutura de ativos ou financeira