Networking
Conceito
Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando".
Em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma
pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocaçãoprofissional.
“Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefício de todos”, afirma José Augusto Minarelli, autor de Superdicas de Networking Para Sua Vida pessoal e Profissional.
“Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contratos e sugestões, onde a competência, habilidades e talentos são compartilhados e agregados”, afirma Andréa
Lébre, autora deNetworking- Como criar, manter e usufruir de sua rede de conta.
Princípios básicos
“Quem conhece as pessoas certas e cultiva esses relacionamentos se beneficia da boa vontade, da solidariedade, dos recursos, da informalidade, do tempo e do conhecimento dessas pessoas”. Ao praticar networking, completa, somos ao mesmo tempo fornecedores e usuários das facilidades e ajudas das quais as pessoas precisam ou dispõem.
“O networking é uma ferramenta válida tanto para quem deseja encontrar emprego em outra empresa quanto para quem deseja avançar na companhia na qual já trabalha”, diz Carmelina Nickel, consultora da DBM e especialista no tema. “É por meio dele que somos indicados e que indicamos pessoas para oportunidades de trabalho”, continua.
Porque fazer networking
Segundo levantamento feito pela DBM, maior consultoria de gestão do capital humano em momentos de transição, o networking é maior fonte de novos empregos para executivos. O estudo aponta que, em 2008, 77% dos executivos pesquisados pela DBM se recolocaram no mercado devido às suas redes de contatos. Em 2007, a taxa era de 72%.
inovação e desenvolvimento
Avaliar a sua rede de contatos