Estomatologia
Como o próprio nome mostra, são exames subsidiários, que complementam os achados clínicos. São eles: 1) Hematológicos Usa-se como matéria de estudo o sangue. 1.1 Hemogramas: É solicitado para avaliar os elementos figurados quantitativamente, para pesquisar, por exemplo, anemia, infecções pelo aumento de glóbulos brancos, como a suspeita de leucemia, etc. 1.2 Hematológicos bioquímicos: Estudam o metabolismo dos elementos químicos presentes no sangue, como a glicemia, hiperfosfatasemia coincidindo com os achados clínicos. 1.3 Reações sorológicas: Em geral são específicas e são solicitados para o diagnóstico de determinada infecção. 1.4 Cultura e antibiograma: Para localizar o microrganismo causador da infecção assim como estudar quais antibióticos melhor funcionam para eliminá-lo.
2) Citologia esfoliativa É um exame fácil, rápido, pouco oneroso e inócuo sob o ponto de vista de injúria aos tecidos que estão sendo examinados. 2.1 Finalidade: A finalidade principal é a detecção de células malignas. 2.2 Finalidade de diagnóstico: 95%. 2.3 Indicação: Úlceras que não mostram tendência a cicatrizar em 5 dias, principalmente, e em placas brancas que não cedem a raspagem. 2.4 Utilidades em processos não tumorais: Utiliza-se a citologia esfoliativa como auxiliar no diagnóstico de: Afta, paracoccidioidomicose, leucoplasia, sífilis, pênfigo vulgar, candidíase, herpes, lesões císticas (líquido). 2.5 Citologias esfoliativa oncótica (Papanicolau): É utilizado para o diagnóstico de câncer, removendo-se células que se esfoliam do epitélio da mucosa bucal. 2.6 Classificações: Propomos que a classificação clássica de Papanicolaou seja modificada para:
Classe I – normal.
Classe II- suspeita.
Classe III- maligno. 2.7 Técnicas: Colhem-se as células esfoliadas da mucosa bucal deslizando-se uma espátula metálica sobre a